Investimento Brasileiro Em Imóveis No Sul Da Flórida Está Atingindo Níveis Recordes
Com seu clima subtropical e cultura diversificada, Miami sempre atraiu visitantes estrangeiros. Nos últimos anos, os estrangeiros vêm sendo atraídos para o sul da Flórida por suas oportunidades de investimento – especialmente em imóveis. Com uma economia em contínua crescimento, o sul da Flórida está cada vez mais atrativo para os investidores estrangeiros. Eles estão fazendo investimentos de grande porte, 58% das vendas de investidores estrangeiros são feitas em dinheiro, o que é 11% a mais do que as operações feitas por compradores americanos. Aproximadamente 5% dos compradores estrangeiros adquirem propriedade sem nunca a terem visitado.
Mais brasileiros estão se mudando e investindo no sul da Flórida. Em 2017, houve um aumento de 165% no número de brasileiros que declararam sua saída definitiva do Brasil. A maioria dos que saíram teve como destino a Flórida. Isso fica evidente no recente aumento do investimento brasileiro em imóveis. Pela primeira vez, os brasileiros são os principais compradores estrangeiros do mercado imobiliário do sul da Flórida.
A Flórida recebe mais investimentos imobiliários de estrangeiros do que qualquer outro estado no país, com o sul da Flórida respondendo por mais de 9% do número total de vendas internacionais de imóveis residenciais nos Estados Unidos. Em 2018, o aumento no investimento estrangeiro no sul da Flórida foi de mais de 20%. Os compradores estrangeiros investiram quase US$ 9 bilhões em propriedades residenciais na região dos três condados mais populosos do estado, Miami-Dade, Broward e Palm Beach, este valor representando 54% do total de investimentos estrangeiros no setor imobiliário da Flórida. Isso representa um aumento de 22,5% em relação a 2017. Os investidores do Brasil respondiam por 12% das vendas totais em 2018, seguidos de perto por compradores da Colômbia e da Venezuela, com 11% cada, com a Argentina e o Canadá respondendo por 8% cada. México, França e Itália empataram com 4% cada, enquanto o Reino Unido, a China, o Peru e o Equador representaram, cada um, 3% do total de investimentos imobiliários estrangeiros.
O aumento nos investimentos brasileiros pode ser atribuído a vários fatores, embora deva-se em grande parte às mudanças políticas e econômicas no país. Em 2015, os gastos excessivos do governo fizeram com que o Brasil entrasse em recessão. No ano passado, Jair Bolsonaro foi eleito presidente com base em promessas de reforma do governo que tirariam o país da recessão. A mudança do clima político e social serviu de estímulo suficiente para que os brasileiros investissem rápida e fortemente no setor imobiliário da Flórida.
À medida que o investimento brasileiro aumentar, as oportunidades serão abundantes, assim como as potenciais armadilhas. Navegar pelo vasto mercado imobiliário do sul da Flórida, com suas inúmeras complexidades, pode ser um desafio. É importante consultar profissionais imobiliários e fiscais para estruturar adequadamente os investimentos imobiliários de modo a atingir os objetivos únicos de cada pessoa. Barbosa Legal possui uma equipe de advogados e assessores que podem auxiliar em todas as fases de investimento e planejamento patrimonial.